Financial Times diz que a América Latina lida melhor com inflação do que a Ásia

Financial Times diz que a América Latina lida melhor com inflação do que a Ásia

Atualizado em 24/06/2008 às 09:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Financial Times diz que a América Latina lida melhor com inflação do que a Ásia

Uma coluna publicada na edição desta terça-feira (24) no jornal britânico Financial Times sugere que os governantes da América Latina sabem lidar melhor com a inflação do que as autoridades da Ásia.

"Os políticos nos mercados emergentes estão revirando suas caixas de ferramenta antiinflação. Algumas das escolhas que estão fazendo podem criar problemas a longo prazo", diz o jornal em sua coluna de análise diária de temas ligados ao mercado, a "Lex Column".

Sob o título "Latin practice" (Prática Latina, em tradução literal), a coluna compara as medidas adotadas pelos governos latinos e asiáticos para combater a inflação e afirma que vários bancos da América Latina já aumentaram as taxas de juros, enquanto autoridades asiáticas ainda não sabem o que fazer.

"Não apenas a América Latina está sofrendo menos o choque inflacionário do que a Ásia, mas seus governantes, talvez por causa da história recente, parecem menos ambivalentes sobre a reação certa", afirma o FT .

Segundo o jornal, isso seria resultado de décadas que a região passou controlando preços "com políticas fiscais responsáveis e metas de inflação".

O noticiário inglês destaca ainda o aumento das taxas de juros feito pelo Banco Central brasileiro no último mês como "uma demonstração da determinação em agir antecipadamente enquanto as pressões inflacionárias ainda estão relativamente controladas".

Com relação à Ásia, o jornal afirma que algumas das escolhas feitas pelas autoridades locais para lidar com a inflação, como a valorização da moeda ao invés do aumento das taxas de juros são "perigosas", considerando a atual queda nas exportações.

De acordo com o periódico britânico "os efeitos do uso precário das ferramentas de política monetária serão sentidos por anos".

Com informações da BBC

Leia mais