Financial Times critica sistema tributário brasileiro
Financial Times critica sistema tributário brasileiro
Em análise publicada nesta terça-feira (26), o jornal britânico Financial Times declarou que "o sistema de impostos bizantino do Brasil enfraquece o espírito empreendedor".
"Leis complexas prejudicam os negócios enquanto a política dificulta as reformas prometidas", diz o artigo.
O diário afirma que, de acordo com estudo recente do Banco Mundial, no Brasil uma empresa típica precisa trabalhar 2.600 horas por ano para pagar todos os impostos, tornando-o o pior dos 177 países analisados. Na Irlanda, por exemplo, bastam 76 horas.
O Financial Times salienta que as empresas precisam contratar um "batalhão" de advogados para que possam se guiar pelo labirinto de regulamentos.
"Além dos impostos trabalhistas e das contribuições para a seguridade social, as empresas têm que lidar com impostos de venda estaduais - governados nos 27 Estados brasileiros por 27 conjuntos de leis diferentes - e uma série de outros impostos municipais, estaduais e federais em vendas, lucros e pagamentos", afirma o jornal.
De acordo com informaçõe da Agência Estado, o jornal declarou que uma reforma unificaria e tornaria mais simples os impostos e contribuições sociais, mas os Estados maiores, dominados pela oposição, são os que mais perderiam com qualquer reforma, dificultando as mudanças.
O jornal aponta, ainda, que as eleições municipais devem agravar de forma expressiva o equilíbrio de forças necessário para uma reforma tão ambiciosa. Isso se deve a ausência de congressistas, que devem sair candidatos, o que acrescentará lentidão ao processo.
Leia mais






