El Mundo é obrigado pela Justiça a contratar oito fotógrafos
El Mundo é obrigado pela Justiça a contratar oito fotógrafos
El Mundo é obrigado pela Justiça a contratar oito fotógrafos
O diário El Mundo foi condenado por um tribunal de Madrid, na Espanha, a incorporar à empresa oito fotógrafos que trabalhavam com freelas para o jornal há vários anos. A decisão da corte reconheceu a existência de uma relação trabalhista entres os profissionais e a empresa, apesar de não existir um contrato de trabalho.
O período em que os fotógrafos estão ligados ao diário varia entre nove e 19 anos, o que serviu de prova irrefutável do vínculo trabalhista. Desse modo, o tribunal considerou que os mesmo deveriam ser tratados como os quatro funcionários registrados oficialmente no quadro de funcionários.
"Têm créditos como fotógrafos do El Mundo , não podem publicar suas fotografias em outros jornais, mesmo sem terem firmado um acordo de exclusividade, e até ocorrer a mudança para a nova sede iam ai diário habitualmente, tendo mesmo um espaço físico para trabalhar", frisou o texto da decisão do processo, que foi iniciado em novembro de 2008 depois de a empresa ter começado a repassar menos pautas aos fotógrafos, o que causou redução em seus ganhos.
Leia mais






