Correio Braziliense lança livro em comemoração aos 200 anos da imprensa no Brasil

Correio Braziliense lança livro em comemoração aos 200 anos da imprensa no Brasil

Atualizado em 12/06/2008 às 17:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Correio Braziliense lança livro em comemoração aos 200 anos da imprensa no Brasil

Para comemorar os 200 anos da imprensa no Brasil, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo lança uma tiragem limitada de 150 exemplares dos 31 volumes da coletânea fac-similar "Hipólito José da Costa e o Correio Braziliense ", publicada originalmente em 2002.

O lançamento será na próxima segunda-feira (16), a partir das 19h, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Na mesma noite será inaugurado o Espaço Imprensa Oficial, onde os visitantes do museu poderão adquirir os livros da Imprensa Oficial e das editoras universitárias de todo país.

A edição especial da coleção - que não será vendida - vem acompanhada de uma separata comemorativa contendo 16 reproduções em grande formato de ilustrações, incluídas no volume 30 - retratos de Hipólito, do seu protetor na Inglaterra, o Duque de Sussex - e alguns textos mais significativos sobre imprensa, jornalismo e liberdade de imprensa.

O Correio Braziliense foi um jornal mensal, publicado em Londres pelo gaúcho Hipólito José da Costa. É considerado o primeiro jornal brasileiro e circulou de 1º de junho de 1808 a dezembro de 1822. Nesse período, 175 números foram publicados. O periódico tinha seções dedicadas à Política, Comércio e Artes, Literatura e Ciências e Miscelânea. A coletânea é composta por 31 volumes - 29 com os textos originais do jornal, um com o índice e outro com estudos de pesquisadores.

"Por meio do Correio Braziliense , enviado clandestinamente ao Brasil, Hipólito da Costa defendia idéias liberais como a de uma monarquia constitucional e o fim da escravidão, dando ampla cobertura à Revolução Pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e 1822 que conduziram à Independência do Brasil. Isso o torna um documento importantíssimo para todos que queriam conhecer melhor a história do Brasil e a história da imprensa brasileira", afirma Hubert Alquéres, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Leia mais: