CartaCapital promove debate sobre desenvolvimento econômico na FGV-SP

CartaCapital promove debate sobre desenvolvimento econômico na FGV-SP

Atualizado em 31/07/2008 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

CartaCapital promove debate sobre desenvolvimento econômico na FGV-SP

A revista CartaCapital promove no dia 4 de agosto, em São Paulo, a 6ª edição de "Diálogos Capitais para o Desenvolvimento do Brasil" - série de eventos que discute assuntos atuais e de relevância nacional com a presença de especialistas, autoridades, pesquisadores e formadores de opinião.

Tendo como tema central os desafios do desenvolvimento econômico na atualidade, esta edição do evento reunirá o ministro da Fazenda Guido Mantega, e os ex-ministros Delfim Netto, Antonio Palocci e Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Estruturada em três painéis, a maratona de debates será realizada das 9h às 18h30, no auditório da FGV-SP. Guido Mantega será o expositor do primeiro painel, cuja proposta é discutir a atual conjuntura econômica nacional, levando em conta os indicadores mais recentes de aumento da inflação e seus reflexos no cotidiano dos brasileiros.

Sob a mediação do consultor editorial de CartaCapital, Luiz Gonzaga Belluzo, o debate abrirá espaço para a discussão das medidas e teses correntes no cotidiano dos cronistas econômicos: contenção dos gastos públicos, restrição do acesso ao crédito, redução dos impostos.

No painel de abertura, Guido Mantega será confrontado com os pontos de vista dos ex-ministros Delfim Neto, Antonio Palocci e Luiz Carlos Bresser-Pereira, além do ex-secretário de Fazenda de São Paulo, Yoshiaki Nakano.

No período da tarde, a segunda parte de "Diálogos Capitais" abordará energia e alimentos. O painel terá como expositor o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella, que vai expor seus pontos de vista com relação à produção brasileira de etanol e os rearranjos da agricultura nacional para favorecer a produção de biocombustíveis.

O terceiro e último painel do evento apresentará como questão central a posição do Brasil diante da reconfiguração dos mercados mundiais de alimentos, considerando a expansão da capacidade de produção do país neste setor.

O ex-ministro da Agricultura Pratini de Moraes, atualmente responsável pela área internacional de uma das maiores multinacionais brasileiras do setor de alimentação, será o expositor do painel, que contará com a participação dos mesmos debatedores da mesa de energia.

A mesa de debatedores que discutirá os dois painéis será composta pelo professor da COPPE/UFRJ, Alexandre Szklo, pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann, pelo representante da América Latina e Caribe junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, e pelo professor da PUC-SP Ladislau Dowbor A mediadora dos painéis de energia e alimentos será a editora de Economia de CartaCapital, Márcia Pinheiro.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) fica na Avenida Nove de Julho, 2.029 - Bela Vista em São Paulo (próximo à estação de Metrô Trianon-Masp).