Cable News Network - Por dentro da CNN

Cable News Network - Por dentro da CNN

Atualizado em 31/10/2007 às 16:10, por Maira Escovar.

Cable News Network - Por dentro da CNN

A sede da gigante rede de TV norte-americana CNN fica em um prédio esplendoroso com oito andares, bem em frente a majestosa praça olímpica construída em 1996, na cidade de Atlanta, capital da Geórgia. Para se ter uma idéia do luxo, o prédio da emissora possui a maior escada rolante da América do Norte e o piso central, que um dia já foi uma pista de patinação, hoje é um mapa do Mundo com os escritórios da CNN destacados por discos dourados.

De tão famosa, a rede de TV oferece excursões pagas e as filas são longas. Todos ansiosos para conhecer de perto o trabalho dos jornalistas.

A CNN foi o primeiro canal de notícias 24 horas que revolucionou a mídia na década de 80. Além disso, a CNN International é a única rede global que transmite notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 39 escritórios mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos.

Assim, sua programação pode ser vista em mais de 186 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.

Já na primeira sala visitada, a sala de controle central, encontramos 99 terminais de vídeos que parecem piscar na mesma batida do coração de um jornalista. É informação pipocando enviadas por todas as partes do mundo, além de canais concorrentes e a imagem do que está indo para o ar na CNN local naquele exato momento. A poderosa sala de controle, em dias normais, é ocupada por cinco ou seis profissionais. Mas em dias de eleições, grandes acontecimento e furos de reportagem, a sala está preparada para receber mais de quinze.

A principal redação da emissora, direcionada para os programas locais (transmitidos nos Estados Unidos e Canadá), possui uma equipe de 100 colaboradores que se dividem para o trabalho de 24 horas por dias, nos sete dias da semana. Mas em dias de grandes acontecimentos a redação pode receber até 200 profissionais.

A primeira transmissão da CNN, no dia 1o. de junho de 1980, foi vista por 1,7 milhões de casas nos Estados Unidos. Hoje, a CNN está disponível em 86 milhões de residências nos EUA e Canadá.

É interessante notar que o estúdio utilizado até hoje, com um balcão posicionado em frente das mesas da redação, foi construído em 1987. O modelo lembra bastante o utilizado hoje na Rede Globo de São Paulo, no Brasil, e agora também na Rede Record. Um recurso utilizado para que o telespectador sinta a rapidez e a energia do ambiente da sala de notícias.

A redação se divide basicamente em News Gathering (coleta de notícias) e News Production (produção de notícias). Além disso há a área de Newsgathering, onde os editores se comunicam com 42 centros de notícias, sendo 11 domésticos e 25 internacionais, além de wire services (agências de notícias como AP e Reuters).

O compartilhamento das informações é feito através do sistema AvStar, uma rede integrada de computadores que compreende 7.300 metros de fibras óticas e mais de 67 km de cabos, todos instalados sob o piso da redação.

Logo ao lado da grande redação principal, está a pequena redação do Headline News, que foi lançado em 1982 como CNN2 e mudou seu nome um ano mais tarde. O CNN Headline News leva a 84 milhões de lares as notícias diárias a cada 15 minutos, 24 horas por dias. Isso significa que em cada uma das 48 edições de meia hora, os telespectadores nunca estão a mais do que quinze minutos das principais manchetes do dia. O CNN Headline News exibe as principais reportagens sobre saúde, tecnologia, tempo, entretenimento, meio ambiente, esportes, viagens e negócicos, além de furos de reportagem e notícias de última hora. A principal diferença entre a CNN e o Headline News é que enquanto a primeira pode utilizar até meia hora para cobrir um único assunto em profundidade, o Headline usa esse mesmo tempo para cobrir todas as notícias do dia. Outra diferença está na quantidade de jornalistas na redação. Enquanto na redação principal da CNN há produtores, redatores e editores, na sala da Headline os profissionais são multi-funcionais (produtores, redatores e editores) porque utilizam a capacidade mundial de obtenção de notícias da CNN.

Em outro andar da emissora encontramos a CNN Internacional, programação que foi curiosamente lançada, em setembro de 1985, como uma rede para hotéis na Europa para atender viajantes que falavam apenas o Inglês. Programada hoje especificiamente para uma audiência mundial, a CNNI tem 3 estúdios de produção, um localizado na sede de Atlanta (de onde se origina a maioria das transmissões), um em Londres e outro em Hong Kong.

Subindo mais escadas há ainda a CNN Airport Network. Trata-se de um serviço inovador lançado em 1992 para levar notícias e entretenimento aos passageiros em aeroportos enquantos estes esperam para embarcar. O Airport Channel, como foi batizado na época, atendeu principalmente as necessidades dos passageiros transmitindo informações imediatas sobre a Guerra do Golfo. Hoje, a CNN Airport Network é o único serviço de televisão fornecido por satélite disponível para passageiros que aguardam embarque em todos os Estados Unidos. A programação está disponível para mais de 20 milhões de viajantes em mais de 1.775 áreas de embarques por mês, em 39 aeroportos, totalizando mais de 400 milhões de passageiros aéreos por ano.

O prédio possui ainda uma área especial para a CNN Interactive, o nome original da CNN.com. Fundada em 1995, a CNN.com tornou-se rapidamente uma das líderes mundiais em notícias e informações on-line. Continuamente atualizado, os site utiliza não só informações levantadas pela CNN, mas também produz matérias em sua redação própria em Atlanta, Londres e Hong Kong. O site é monitorado e atualizado 24 horas por dia, 7 dias por semana, e recebe mais de 600 milhões de visitas por mês.

A última mas não menos importante área de emissora, compreende a estrutura da CNN em Español. Atualmente assistida por mais de 13 milhões de casas na América Latina, e por uma crescente população nos Estados Unidos, o canal existe desde 1997. Trata-se também do mais bem sucedido lançamento de TV a cabo na história da América Latina. A CNN em espanhol é o primeiro serviço de notícias 24 horas ao dia produzido independentemente em um idioma diferente do inglês, e fornece notícias especificamente direcionada à audiência latina.

Vale lembrar que a CNN formou joint ventures para produzir outras redes em outros idiomas, como a CNNj (uma rede em Inglês e Japonês distribuída no Japão), a CNN+ (que oferece programação em espanhol e é distribuída no Canal Satélite Digital), a n-tv (uma rede em alemão com base em Berlim que transmite para mais de 30 milhões de lares na Alemanha e Europa) e a CNN Türk (uma rede com base em Istambul produzida no idioma turco).

Infelizmente, ainda não há planos anunciados para uma programação na língua portuguesa. Mas esperamos ansiosos.