MediaOn: Comunicação móvel é aposta para o futuro

MediaOn: Comunicação móvel é aposta para o futuro

Atualizado em 13/06/2007 às 17:06, por Cristiane Prizibisczki/ Redação Portal Imprensa e  do MediaOn.

MediaOn : Comunicação móvel é aposta para o futuro

Por No mundo da comunicação, ter acesso a conteúdos jornalísticos pela internet deixou de ser novidade. É claro que as discussões sobre modo de divulgar e receber notícias na era da web continuam, mas hoje, outras plataformas de transmissão de informações entraram e cena. O segundo painel do MediaOn desta quarta-feira (13/06) "A informação e as novas tecnologias", trouxe cases de sucesso e colocou o assunto em debate.

Além dos laptops conectados à rede, as experiências apresentadas no Seminário apontaram a importância de se preparar para as novas mídias alternativas que vêm surgindo, como a tecnologia móvel, e de adaptarem as mídias antigas ao novo perfil.

Um case de sucesso citado é o da RBS - rede de comunicação da região sul do país. A aposta da rede, que conta com 18 emissoras afiliadas à Rede Globo, duas Tvs locais, oito jornais diários, 26 estações de rádio e dois portais de internet, são os celulares.

Segundo dados levantados pela RBS e divulgados na manhã desta quarta-feira (13/06) pela vice-presidente de Internet e Inovação da RBS, Silvia de Jesus, existem cerca de 2,8 bilhões de celulares no mundo. Quando comparado o número de aparelhos móveis com o de computadores, pode-se entender a importância que a rede tem dado aos pequenos aparelhos: 33,5 milhões de internautas, contra 102 milhões usuários de celular.

Para Silvia, é imprescindível que as empresas de comunicação se adaptem a nova realidade e que se preparem para o uso de tecnologias como o IPTV, o Volp e a banda larga. "Se não fizermos o que o mercado quer, ele vai fazer sozinho", sentencia.

A vice-diretora citou como exemplos de meios que usam as novas plataformas os sites de comunidades pelo celular e a própria experiência da RBS que, como última aposta, criou um seriado, como o "Friends" americano, que será veiculado pela TV, pela internet e pelo celular, além de possibilitar a interação dos usuários na definição dos rumos da séries.

Quando perguntada se o investimento a ser feito é muito grande, Silvia é enfática: "É claro que depende da ousadia do veículo e do quanto ele quer se disseminar, mas o maior investimento continua sendo na qualidade dos jornalistas que produzem os conteúdos".

O painel "A informação e as novas tecnologias" contou também com a participação do Diretor Editorial da Converge Comunicação, Samuel Possebon, e com o Editor da CNN.com, Kurt Muller. O debate foi mediado pelo Diretor de Mídia do Portal Terra, Antonio Prada. O 1º Seminário Internacional de Jornalismo On-line ocorre durante os dias 13 e 14/06 , na sede do Itaú Cultural, na avenida Paulista. As inscrições já estão encerradas, mas o conteúdo do programa será transmitido ao vivo pelo .

a programação do evento.