Hugo Chávez pede punição a jornal opositor por crônica humorística contra o governo

Hugo Chávez pede punição a jornal opositor por crônica humorística contra o governo

Atualizado em 01/02/2010 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O presidente venezuelano Hugo Chávez anunciou que pedirá punição ao jornal Tal Cual , alinhado à oposição governista, por conta de crônica publicada na última sexta-feira (29). Chávez afirmou que houve "desrespeito à democracia venezuelana" pelo veículo na publicação do texto, de teor humorístico.

No texto, intitulado "Venezuela sem Esteban" (em alusão ao presidente), o jornalista Laureno Marquez conta a história local pós-Chávez, onde partidários do presidente destroem o país enquanto o chefe de Estado foge para Cuba. "Vinte anos mais tarde morre oficialmente Fidel Castro e Raúl pede que Estebán deixe Cuba", diz o texto.

Em 2007, Marquez foi multado em US$ 50 mil após escrever uma carta humorística a uma das filhas de Chávez. Na ocasião, leitores do jornal angariaram fundos para o pagamento da multa.

"Peço que reflitam. Uma Venezuela sem Chávez e sem a revolução é uma Venezuela de volta ao passado, onde o povo não tinha recursos e só se dava mal", disse o presidente no último domingo (31), rebatendo as previsões da crônica.

Após o ocorrido, as três principais associações de imprensa da Venezuela publicaram um manifesto, mostrando-se alinhados ao jornal Tal Cual. No texto, diz-se que o país enfrenta uma "zona de desastre para a liberdade de expressão e exercício do Jornalismo". A informação é do jornal O Globo.

Leia Mais

-