Hugo Chávez diz que buscará donos da Globovisión "até os confins da terra"

Hugo Chávez diz que buscará donos da Globovisión "até os confins da terra"

Atualizado em 02/07/2010 às 16:07, por Redação Portal IMPRENSA.

Agência Brasil
Hugo Chávez

O presidente da Venezuela Hugo Chávez garantiu, nesta sexta-feira (2), que a Justiça buscará "até os confins da terra" os donos "criminosos" da rede de televisão Globovisión, incluindo o presidente do Banco Federal, Nelson Mezerhane, que também teve sua prisão decretada.

"Há os que não dão a cara e fogem. Não dão a cara aos economistas, aos sócios. Estou falando do Banco Federal, com seus donos fugindo, escondidos. Levaram o dinheiro. Mas claro que a justiça os buscará até os confins da terra", disse Chávez em um discurso, segundo a AFP.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo , Mezerhane está sendo acusado de ter ligação com supostas fraudes financeiras e de transferir dinheiro para o exterior, prejudicando correntistas, empresas públicas e outros clientes.

"E o outro é o presidente da Globovisión (Guillermo Zuloaga), fugindo também. Outro criminoso, cujo maior crime não é precisamente monopolizar meios de comunicação. Essa é a ponta do iceberg, que leva a empresas de fachada, documentos forjados", continuou Chávez.

Guillermo Zuloaga, e seu filho, Guillermo Zuloaga Siso, são acusados de cobrar juros excessivos em relações comerciais e de formação de quadrilha. Pai e filho, no entanto, alegam inocência e afirmam que os pedidos de prisão são motivados pelo desagrado das autoridades com a postura crítica da emissora.

Na úlitma terça-feira (29), os Zuloaga foram formalmente acusados pela promotoria do país e podem pegar até cinco anos de prisão. Os donos da Globovisión, no entanto, deixaram o país há cerca de duas semanas e afirmaram que não pretendem voltar tão cedo.

No discurso desta sexta, o presidente ainda disse que o governo está "pensando" em criar uma lei que proíba que um banqueiro possa ser dono de redes de televisão. "Começam a utilizar seus canais para enganar as pessoas com campanhas dizendo a elas 'venham, venham depositar', e depois levam o dinheiro".

Leia mais

-
-
-