Huffington Post é desafiado a debater jornalismo após negar pagamento a colaboradores

Huffington Post é desafiado a debater jornalismo após negar pagamento a colaboradores

Atualizado em 28/03/2011 às 15:03, por Redação Portal IMPRENSA.

Depois de convocar greve dos colaboradores do Huffington Post que não são pagos, o presidente da entidade que representa os jornalistas nos EUA desafiou a criadora e dona do site, Arianna Huffington, a debater jornalismo, informa o MediaBistro.
Em uma campanha criada para alfinetar Arianna, a representação sindical pede a empresária que "pague a seus colaboradores, porque freelancer não significa 'de graça'".
Citando declaração de um porta-voz do Huffington que garante o compromisso do site em valorizar o jornalismo, o sindicato desafia a publicação para um debate público sobre o tema com a intenção de construir, a partir disso, um novo paradigma para a profissão, que está em processo de mudança.
Arianna e seus US$ 315 milhões
A discussão sobre pagar ou não colaboradores surgiu depois que o site foi vendido para a AOL por US$ 315 milhões.
Construído a partir da colaboração de centenas de blogueiros não-remunerados, o site ganhou notoriedade a partir a divulgação pela rede promovida por seus colaboradores.
Hipervalorizado, ao ser vendido para a AOL o site afirmou, no entanto, que não iria partilhar os dividendos com seus colaboradores, mesmo admitindo que a notoriedade do site provém da divulgação dos blogueiros.
Divulgação
Campanha pelo pagamento de colaboradores

Leia mais