Homer Simpson coloca William Bonner em saia-justa

Homer Simpson coloca William Bonner em saia-justa

Atualizado em 07/12/2005 às 01:12, por por Denise Moraes | Redação Portal IMPRENSA.

O apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, jornalista William Bonner, se viu em uma situação no mínimo constrangedora nesta semana.

Tudo começou na manhã do dia 23 de novembro, quando ele recebeu na redação do jornal o professor da USP, Laurindo Lalo Leal Filho, acompanhado de um grupo de professores universitários.

Bonner contou a eles como era feito o Jornal Nacional, e o grupo pôde acompanhar todas as etapas do programa, incluindo a escolha das notícias que iriam ou não para a edição da noite.

Na revista CartaCapital que está nas bancas esta semana há um artigo do professor Laurindo, no qual narra as impressões que teve de sua visita à redação do Jornal Nacional. Em um certo trecho do texto, Laurindo diz que Bonner se refere ao telespectador do jornal como "Homer Simpson". Ele teria baseado a comparação no fato de o telespectador ser uma pessoa que não consegue "entender notícias complexas e pouca familiaridade com siglas como BNDES".

O jornalista enviou um e-mail ao site BlueBus dando a sua versão da história. Segundo ele, ao comparar o telespectador com Homer Simpson, sua intenção não fora a de ofendê-lo, e sim, de exemplificar um cidadão trabalhador, pai de família, sem formação universitária, que chega do trabalho e liga a TV para se informar.

Quanto à interpretação feita por Laurindo, o apresentador diz que o professor "tem uma visão diferente de Homer".

Bonner termina o e-mail lamentando o que ele considera ter sido um mal-entendido: "sinto-me profundamente envergonhado de me ver na obrigação de explicar isso (...) reconheço humildemente meu fracasso no desafio de ser claro e objetivo para todos os meus interlocutores daquela manhã", diz.