Homem é condenado a 6 meses de prisão por preconceito racial contra jornalista irlandesa

Um homem foi condenado a seis meses de prisão na Escócia por preconceito racial e religioso. David Limond recebeu a jornalista Angela Haggerty para a gravação de um de seus podcasts, e se referiu à repórter como “ Taig ”, uma expressão depreciativa usada para ofender irlandeses ou pessoas relacionadas ao país.

Atualizado em 10/01/2014 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.


Limond incentivou ainda seus ouvintes a atingi-la “com tudo que tivessem”, e em seguida dezenas de tuítes com ofensas à profissional foram publicados.
Crédito:Reprodução/The Drum Homem é condenado a 6 meses de prisão por preconceito racial e religioso contra jornalista irlandesa

Segundo informações do jornal The Drum , onde Angela trabalha, o caso aconteceu em 2012 e o julgamento, concluído este ano, teve dois dias de duração. Limond disse ao juiz que as declarações não passavam de brincadeira, mas mesmo assim, foi condenado.


“Eu espero que meu caso encoraje outros a reportarem abusos e intimidações similares. Este resultado é importante para o jornalismo escocês. A proteção dos jornalistas é vital para a saúde da imprensa”, disse Angela ao The Drum .