Homem acusado de ameaçar jornalistas do Congresso em Foco é identificado pela polícia

A imprensa noticiou nesta quarta-feira (24) que foi identificado pela polícia o apoiador do presidente Jair Bolsonaro que ameaçou de morte dois jornalistas do portal Congresso Em Foco.

Atualizado em 25/08/2022 às 11:08, por Redação Portal IMPRENSA.


O caso ocorreu no início de junho último, em retaliação à publicação de uma reportagem sobre um esquema de produção de fake news em favor de Bolsonaro em um fórum anônimo de internet. As ameaças foram feitas ao repórter Lucas Neiva, que assina a matéria, e à editora do Congresso em Foco Vanessa Lippelt.
Segundo investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em parceria com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), o responsável pelas ameaças tem 23 anos, mora no Paraná, trabalha na área da informática e também possui passagens pela polícia por agressão. Além das ameaças de morte, o acusado teria vazado dados pessoais de Lucas e Vanessa. A jornalista também recebeu ameaças de estupro por email. Crédito: Reprodução Mensagens ameaçadoras teriam sido feitas por homem de 23 anos com passagens pela polícia por agressão O homem também afirmou ter acesso aos dados pessoais de Vanessa e de toda sua família. “Achei quatro falhas em criptografias militares, infinitamente 10 vezes mais fortes que a do Pentágono. Eu já tenho seus dados e os dados de toda sua família. Viajarei até sua casa com a arma que estou enviando a foto em anexo, tenho 200 balas, assim fazer a festa no seu cafofo e provavelmente morrer em um belo confronto com a polícia depois de estuprar você e todas as crianças presentes”, diz um trecho das ameaças.
Ataque hacker

O site do Congresso em Foco foi derrubado por um ataque hacker um dia após a publicação da matéria. A página chegou a ficar fora do ar por cerca de nove horas.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MDFT) concedeu medidas protetivas para Lucas, Vanessa e sua filha. A medida proíbe que o acusado se aproxime a menos de 800 metros das vítimas e de frequentar o local onde funciona a redação do Congresso em Foco.
O homem também não poderá ter nenhum tipo de contato com os jornalistas, sob a pena de pagamento de multa no valor de R$ 1 mil por cada situação que haja desobediência. O valor deverá ser revertido para as vítimas.