"Hoje em dia apostar só no 'beabá' já não funciona mais. É preciso um diferencial", afirma Otávio Martins, da Lew Lara
"Hoje em dia apostar só no 'beabá' já não funciona mais. É preciso um diferencial", afirma Otávio Martins, da Lew Lara
Entre muitas e boas palavras, Otávio Martins, que desde janeiro integra o quadro da agência Lew´Lara sob o cargo de diretor geral de Mídia, abre as portas de seu escritório para contar ao Portal IMPRENSA sobre os desafios de superar números e metas, em um ambiente de mídia cada vez mais diverso e dinâmico.
Um exemplo de determinação e sempre muito bem humorado, Otávio deixou a faculdade de engenharia na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) depois de quatro anos de curso e, contrariando o desejo de seu pai, formou-se em Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (Unip). "Foi difícil fazer a ruptura. Quando eu contei ao meu pai que não faria mais engenharia, ele ficou sem falar comigo por seis meses. Minha sorte é que eu sempre guardei dinheiro de mesada e pude sustentar meu cursinho para prestar vestibular novamente", conta Martins, sem deixar de considerar a importância que a postura dura de seu pai teve em seu amadurecimento pessoal e profissional.
Depois de formado, e já apaixonado pela profissão que exercia, Otávio Martins tornou-se também professor, função na qual trabalhou durante quase cinco anos e da qual fala com grande carinho. "Eu tenho muita saudade. Foi um período enriquecedor porque para dar aulas é preciso flexibilidade, afinal você é cobrado o tempo todo, precisa chamar a atenção do aluno. Mas tenho histórias hilárias de que me recordo", lembra.
Hoje aos 48 anos, Otávio já passou por grandes agência como Young Rubicam, Giovanni e Duda Propaganda, e garante com propriedade não ser detalhista ao extremo por apostar na autonomia da sua equipe de criação. "Acredito muito no trabalho em grupo, apesar de respeitar talentos individuais, mas sou um cara que tenta fazer com que as idéias brilhantes de uma campanha surjam na coletividade", destaca ao comentar que é muito difícil a missão de encantar os clientes dia após dias.
Apesar de adorar sua rotina, entre reuniões de planejamento e as palestras que ministra dentro e fora do estado, o são-paulino fanático não abre mão das partidas noturnas de tênis com os amigos, e conta que a distração é fundamental para um bom rendimento. "O dia-a-dia é sempre muito estressante porque o cargo exige mais do que a preocupação com criação, há uma cobrança diária também com relação ao faturamento da empresa".
Emocionado, Otávio Martins, que afirma ser um homem muito ligado a Deus, conta que não ter filhos não foi uma opção. "Tenho verdadeira adoração por crianças, mas eu e minha mulher dedicamos muito de nosso tempo ao trabalho, então optamos por nem adotar". Para Otávio estar com seus oito sobrinhos e afilhados e fazer trabalhos voluntários é uma maneira de extravasar e correr atrás do tempo perdido. "Sou voluntário da APAE há quase dez anos e essa é uma atividade que me dá muito prazer. Está dentro dos meus planos dedicar mais tempo ao projeto", afirma.
Quando perguntamos sobre as campanhas inesquecíveis de sua carreira, Otávio não demora em se lembrar de uma ação de merchandising da qual participou há mais de 16 anos. A campanha foi exibida na novela III da TV Globo, e apresentava um defensivo agrícola da Dupont. "Depois de estudar o comportamento do nosso público-alvo e por meio de ações educativas, nós conseguimos aumentar significativamente as vendas do defensivo agrícola, em uma ação de merchandising em que sequer citamos verbalmente o nome do nosso produto. Achei genial!", lembra. E completa: "É preciso estar a par de todas as novidades que surgem no mercado para entendê-las e sugeri-las ao cliente com propriedade. Na publicidade, hoje em dia, apostar só no beabá já não funciona, é preciso ter sempre um diferencial".






