História na tela
História na tela
Alceu Massini , nosso personagem da edição 253, talvez seja o que conseguiu juntar o maior número de aparelhos, que segundo ele, passa de mil. Tudo começou com um televisor que era do avô, encontrado no porão. Após a entrevista para a revista IMPRENSA reportagem Alceu decidiu organizar ainda mais seu acervo e colocar na internet item a item, para alugá-los.
Sua história está ligada a do aparelho televisor, um equipamento tão simpático que fez e continua sendo parte da historia recente do Brasil. Desde sua chegada ao país, em meados de 1950, ainda como um item caro e disponível a poucos "adinheirados" até sua modernização, hoje ele já é portátil e até embutido em celulares. Graças ao televisor muitas pessoas se reuniam após o trabalho, principalmente para acompanhar a trama do mocinho e da mocinha que prendia a atenção de ricos e pobres, brancos e pretos.
De lá pra cá foram tantos os modelos, as tecnologias e os fabricantes. Mas infelizmente, em um país em que a televisão é tão popular não existe um museu que consiga reuni-los e mostrá-los à nova geração ou, se não, proporcionar um clima de nostalgia a seus contemporâneos. Alias, existem pequenos acervos, descentralizados e espalhados por ai, mas nenhum interesse em juntá-los e disponibilizá-los à sociedade.
Veja a seguir algumas imagens que não entraram na seção Personagem da edição 253 de IMPRENSA (pág.96), dedicada ao acervo de Alceu.
Predicta 21"- 1960
Sanyo 20" anos 70
Zenith com controle remoto
Philips Discoverer 14"- 1990
Sinclair MTV1 - 1977 tv de bolso
Tv Pilot 1948- Foi a primeira tv portátil de baixo custo do mundo
Admiral 14" - 1972
Admiral 19" semi-portátil com gabinete de metal
Philco Safari 12" brasileira, fabricada entre 1976 e 1983
Silvertone-Invictus 17" 1954 Modelo raríssimo fabricado pela Invictus com o codinome Silvertone para ser vendido com exclusividade pelas lojas Sears. Foi o primeiro modelo de Silvertone fabricado no Brasil.
Confira também as fotos do museu particular de Alceu






