História de jornalista inglês que ajudou chineses na 2ª Guerra Mundial é tema de filme
História de jornalista inglês que ajudou chineses na 2ª Guerra Mundial é tema de filme
Estréia nessa semana na China o filme "The Children of Huang Shi", sobre a história pouco conhecida do jornalista britânico George Hogg, que ajudou 60 órfãos chineses a escapar das forças japonesas pouco antes da 2ª Guerra Mundial.
Depois de testemunhar as atrocidades cometidas por tropas japonesas na China nos anos 30, o jornalista passou a trabalhar em resgates humanitários e tornou-se diretor de escola. Hoje, ele ainda é visto como herói pelas pessoas que ajudou.
Em entrevista coletiva à imprensa em Pequim, o diretor britânico Roger Spottiswoode disse que "o filme é sobre um inglês que não estava a favor de nenhum dos lados. Nosso filme é historicamente preciso. Aconteceram fatos terríveis. Precisamos olhar essa história com honestidade."
O Japão ocupou partes da China de 1931 até sua rendição ao final da 2ª Guerra Mundial, em 1945. Por isso, as relações entre os dois países são delicadas mesmo nas melhores fases. Em 2005, ocorreram protestos contra o Japão em várias cidades chinesas.
Na opinião de Spottiswoode, depois de assistir ao filme - feito com 40 milhões de dólares - "os japoneses talvez achem mais fácil desvincular-se de seu próprio passado".
Rodado na região central da China, o filme de duas horas é estrelado por Jonathan Rhys Meyers e Chow Yun-fat. Os militares japoneses são representados por atores japoneses. Hogg e uma enfermeira americana cujo papel é feito por Radha Mitchell unem-se a um grupo de resistentes chineses para resgatar os órfãos, conduzindo-os através de desertos e montanhas.
Com informações da Reuters
Leia mais






