Hélio Costa retira seu apoio ao padrão norte-americano de rádio digital
Hélio Costa retira seu apoio ao padrão norte-americano de rádio digital
Após mais de três anos e meio de apoio ao sistema norte-americano de rádio digital, o ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, retirou seu apoio ao projeto. Ao contrário do que afirmava anteriormente,argumentando que o sistema era o único viável para o Brasil, Costa voltou atrás e anunciou que o sistema de rádio digital ainda possui muitos problemas e que ainda não está apto a ser instalado no país.
Desse modo, o ministro reproduz o discurso de diversos técnicos do setor que afirmam, desde 2006, que a cadeia brasileira de rádio digital ainda não comportava a tecnologia.
De acordo com informações do site ADNews, o retrocesso de Hélio Costa, embora demorado, é um fato positivo, pois seria muito pior se o país adotasse o padrão Iboc (norte-americano). O maior prejuízo ficaria com as 5 mil emissoras de rádio brasileiras, que seriam levadas a investir numa tecnologia que ainda funciona com sérias restrições.
O site informa, ainda, que é de se estranhar o apoio da Abert (Associação de Rádio e Televisão) ao sistema Iboc, mesmo sabendo que o padrão apresenta centenas de restrições à rede brasileira de radiodifusão.
Leia mais






