Hélio Costa diz que Chile optará por sistema nipo-brasileiro de TV digital

Hélio Costa diz que Chile optará por sistema nipo-brasileiro de TV digital

Atualizado em 14/09/2009 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O sistema nipo-brasileiro de TV digital será adotado também pelo Chile, segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em anúncio feito na tarde desta segunda-feira (14).

Ele declarou ter recebido uma informação da Embaixada do Chile no Brasil de que a presidente Michelle Bachelet teria assinado um contrato assegurando a escolha pelo sistema brasileiro desenvolvido a partir de tecnologia japonesa. O ministro lembrou, ainda, segundo informações do site de O Globo, que há três semanas a Argentina também optou pela utilização do sistema nipo-brasileiro.

Agência Brasil
Hélio Costa
"Já temos praticamente quatro países, caminhando para o quinto, já bem avançado um entendimento com o Equador. No mês que vem devemos estar na Venezuela para a assinatura, já indicada pelo presidente Hugo Chavez. Já temos um compromisso assinado pelo governo cubano. Estamos caminhando para um sistema sul-americano de TV digital - disse Costa, durante cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica entre o Peru e o Brasil para a implantação da TV digital, nesta segunda, ocasião em que o anúncio sobre o Chile foi feito.

Enrique Cornejo, ministro dos Transportes e Comunicações do Peru, disse que a decisão de seu país foi correta. A escolha peruana acontece dois anos após estudos comparativos entre o sistema nipo-brasileiro e as outras tecnologias levando-se em conta os aspectos ecomômicos, tecnológicos e de cooperação e troca de conhecimento. "E nos três fatores foram os melhores. A decisão foi correta e no momento correto", afirmou ele.

Leia mais