Hélio Costa diz não temer escolha do Uruguai por modelo de TV digital europeu

Hélio Costa diz não temer escolha do Uruguai por modelo de TV digital europeu

Atualizado em 10/09/2007 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A decisão do Uruguai de adotar o modelo de televisão digital europeu (CVB) não atrapalha os planos do Brasil de divulgar o sistema brasileiro - desenvolvido com tecnologia japonesa - pela América do Sul. A avaliação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que, em entrevista à Agência Brasil, na última quarta-feira (5), disse que o país vizinho só tem a perder com o modelo europeu.

O Uruguai anunciou no final de agosto a escolha pelo padrão de televisão digital europeu. Um decreto do presidente Tabaré Vazquez, do dia 28, determina ao Ministério da Indústria, Energia e Mineração e ao órgão regulador do setor no país que definam um cronograma e marcos técnicos para a implantação do sistema. O país é o primeiro a adotar o modelo europeu na América Latina.

Segundo Hélio Costa, o Brasil vai produzir equipamentos para a televisão digital brasileira em cidades na fronteira com o Uruguai. Com isso, disse, os uruguaios não conseguirão capitar o sinal brasileiro, além de perder a oportunidade de comprar aparelhos que podem ser mais baratos. "Eles poderiam pegar nossas imagens e não vão poder porque estão com o sistema errado", afirmou.

Um dos motivos destacados pelo governo uruguaio para a escolha da tecnologia é a possibilidade de economizar com os custos dos equipamentos. Segundo texto divulgado no site oficial do país, "a norma [DVB] permite o uso de decodificadores para serviços interativos e não requer aparelhos de televisão sofisticados, permitindo reduzir a exclusão digital". Com informações da Agência Brasil.