Hélio Costa defende criação de projeto de lei para oficializar exigência do diploma
Hélio Costa defende criação de projeto de lei para oficializar exigência do diploma
Hélio Costa, ministro das Comunicações, afirmou nesta quinta-feira (18) que o Congresso Nacional deveria criar um projeto de lei exigindo a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. Na última quarta-feira (17), o Supremo Tribunal Federal decidiu, por oito votos a um, pela revogação da exigência do diploma para jornalistas.
| |||
Para ele, a Câmara dos Deputados ou o Senado Federal podem oficializar a necessidade da formação de jornalista com criação de um projeto de lei. Apesar de nunca ter tido diploma de jornalista, o ministro exerceu a profissão: foi repórter dos jornais Estado de Minas e Diário da Tarde , em Minas Gerais, e implantou a sucursal internacional da Rede Globo nos Estados Unidos, entre outros.
"Quando há dúvidas, essas dúvidas vão parar no Supremo Tribunal. E o Supremo decide, evidentemente, em cima do histórico jurídico da matéria que é apresentada", analisou o ministro. Segundo o Valor Online, Costa afirmou que "vale a pena o Congresso discutir essa questão e encontrar um caminho para oficializar a importância do diploma da profissão de Jornalismo".
Leia mais






