Hélio Costa adiará escolha do modelo de rádio digital até que testes sejam concluídos

Hélio Costa adiará escolha do modelo de rádio digital até que testes sejam concluídos

Atualizado em 03/08/2007 às 13:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse, na tarde da última quinta-feira (2/08), que o governo vai aguardar os resultados dos testes com o sistema norte-americano In Band on Chanel (Iboc) antes de fechar a proposta do conselho consultivo sobre o qual o sistema de rádio digital o país deve adotar.

Para que a proposta seja fechada, o ministério tem que aguardar as conclusões dos testes realizados pelas rádios. Segundo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), seriam necessários 60 dias para que todas as rádios fizessem suas conclusões.

O prazo inicial era que o conselho consultivo sugerisse até 14 de setembro o modelo ideal. Na última quarta-feira (1º/08), após reunião com o conselho, Costa deu prazo limite de mais 30 dias, com possibilidade de extensão para mais 30.

No entanto, o ministro afirmou que não é possível esperar a realização de testes com o sistema europeu Digital Radio Mondiale (DRM). Até o momento, nenhuma das rádios que operam em caráter de testes com o sistema Iboc encaminhou seu relatório final à Anatel. O ministro diz que 21 rádios já operam digitalmente em caráter de testes com o Iboc. Os testes definitivos com o DRM ainda nem começaram.

Hélio Costa já indicou que o modelo deverá ser um híbrido entre o sistema europeu e norte-americano. Isso porque o europeu comporta Ondas Curtas (OC), enquanto o Iboc funciona em AM e FM. O Brasil tem os três modelos em funcionamento. "No espaço de um ano, as emissoras brasileiras deverão estar praticamente todas engajadas na transmissão digital", disse ele. Com informações da Radiobrás.