Hamas dissolve Sindicato dos Jornalistas Palestinos
Hamas dissolve Sindicato dos Jornalistas Palestinos
Na última segunda-feira (3/09) o Hamas dissolveu o Sindicato dos Jornalistas Palestinos, cujos membros são majoritariamente afiliados e próximos ao Fatah, e decidiu criar um Comitê Governamental de Meios de Comunicação.
Na data em questão, o ministro adjunto de Informação do Hamas, Abu Hasheish, declarou que o governo se negaria a falar com o sindicato "enquanto os jornalistas fossem incapazes de colocá-lo em ordem". No mesmo dia, mais tarde, Tahir Al Nounou, porta-voz do Hamas e presidente do recém criado Comitê Governamental de Meios de Comunicação, anunciou o fechamento do sindicato.
A decisão foi tomada em meio a várias condenações dos atos cometidos pelo Hamas a jornalistas na faixa de Gaza . No dia 25 de agosto, quinze homens armados da Força Executiva tentaram deter, sem êxito, Sakher Abu el Oun, presidente da ramificação do Sindicato dos Jornalistas Palestinos em Gaza.
Em comunicado, o sindicato afirma que "o poder de Gaza não tem direito de intervir nos assuntos internos dos jornalistas, aos quais não cessa de reprimir e perseguir diariamente".






