Hackers tiveram acesso a informações financeiras de usuários do Google, diz jornal
Hackers tiveram acesso a informações financeiras de usuários do Google, diz jornal
Os hackers que invadiram as contas de e-mail do Google obtiveram acesso a senhas de milhões de usuários, incluindo informações sobre aplicações empresariais. A notícia foi divulgada nesta terça-feira (20) pelo jornal The New York Times , que cita uma fonte ligada às investigações do ciberataque.
De acordo com o jornal, o programa chamado "Gaia" (que representa a deusa Terra na mitologia grega) foi alvo de ataque virtual durante dois dias. Aparentemente, não houve indícios de que o ciberataque tenha captado senhas do serviço de e-mail do Google (Gmail), mas a empresa de buscas começou rápidas alterações em seu sistema de segurança.
O incidente envolvendo o Google traz à tona o debate sobre a segurança e a privacidade na internet. O Times destaca a vulnerabilidade de computadores que reúnem grande quantidade de informações e acrescenta que apenas uma ruptura de códigos pode provocar danos de grande proporção.
O roubo de senhas aconteceu por meio de uma mensagem enviada a um funcionário do Google na China, que usava o programa Messenger, da Microsoft. Ao acesso o link, o empregado possibilitou que o invasor tivesse acesso a informações do usuário e de computadores localizados na sede da empresa, que fica na Califórnia.
No dia 12 de dezembro o Google anunciou que modificaria sua política na China para evitar novos problemas com hackers. A "invasão" causou tensão entre EUA e China e levou a empresa de buscas a encerrar suas operações da China e levar para Hong Kong.
Leia Mais
-






