Hackers atacam sites governamentais das Filipinas poucos meses antes das eleições
Hackers atacam sites governamentais das Filipinas poucos meses antes das eleições
Uma onda de ataque de hackers tem vitimado sites governamentais das Filipinas a poucos meses das primeiras eleições automatizadas do país.
O ministro da Saúde Francisco Duque teve uma foto manipulada e publicada no site de seu próprio ministério. Nela, ele aparecia soprando um "maço" de pênis, e incentivava os filipinos a usar buzinas e línguas-de-sogra, no lugar de fogos de artifício, durante as festas de fim de ano.
Além disso, os sites de Coordenação de Desastres, o Ministério de Desenvolvimento e de Bem-estar Social e o Ministério do Trabalho sofreram incursões de hackers e tiveram os serviços temporariamente suspensos, informou a agência de notícias Efe.
Perguntado sobre a possibilidade desses ataques serem um teste para manipular os resultados das eleições de10 de maio, a ministra da Justiça, Agnes Devanadera, declarou que "os que afirmam isso são criativos demais. Se fosse assim, os hackers não se limitariam a alterar as páginas do Governo".
No entanto, ela disse que "os hackers parecem especialistas, mas o NBI (Escritório Nacional de Investigação) tem um departamento especializado nesses assuntos e está investigando".
O porta-voz da Comissão Eleitoral, James Jiménez, afirmou que o software que será usado nas eleições é muito difícil de ser invadido. "Temos experiência com protocolos para defender a rede e temos confiança em que sairá bem nas eleições de maio".
Leia mais






