Hacker britânico perde recurso contra extradição aos EUA
Hacker britânico perde recurso contra extradição aos EUA
Um hacker britânico, autor do que é considerada "a maior invasão a computadores militares de todos os tempos", teve seu recurso contra pedido de extradição para os EUA recusado pela Justiça inglesa. O pirata virtual é procurado pela Justiça norte -americana por ter se infiltrado em computadores da Nasa e do Pentágono.
Há três anos envolvido em uma batalha para evitar sua extradição, Gary McKinnon, 43, chegou a apelar à Corte Europeia de Direitos Humanos, mas, nesta sexta-feira (31), as chances de ser julgado por tribunal dos EUA aumentaram depois que o Supremo Tribunal britânico rejeitou sua apelação.
Segundo informa a agência de notícias Efe, apesar do tribunal ter reconhecido os argumentos de defesa no sentido de que extraditar McKinnon poderia apresentar consequências sérias a sua saúde, determinou que acatar a lei é mais importante que essas preocupações. Recentemente, McKinnon foi diagnosticado como portador da Síndrome de Asperger, um tipo de autismo.
"Não tenho dúvida de que ele enfrentará dificuldades com a extradição, bem como julgamento, sentença e detenção nos Estados Unidos", afirmou o juiz Stanley Burton em sua decisão, aceitando até mesmo a possibilidade de suicídio por conta da Síndrome diagnosticada. Mas ele salientou que a condição do acusado não é grava o suficiente para que as exigências da lei fossem desconsideradas. Caso seja julgado por um tribunal dos EUA, McKinnon poderia ser condenado a até setenta anos de prisão.
A justiça britânica também rejeitou apelo por uma revisão do caso, o que foi contestado pelos advogados de defesa.
Gary McKinnon
Acusado de provocar a queda de toda a rede de dois mil computadores do Exército norte-americano na região da capital Washington por 24 horas, McKinnon é descrito por seus advogados como "excêntrico obcecado por discos voadores" que usava a internet para procurar por vida alienígena.
Detido em 2002, foi acusado de acesso ilegal a computadores, entre os quais sistemas da Nasa e do Pentágono. A jornada de McKinnon pelo sistema de defesa norte-americano causou prejuízo de US$ 700 mil.
Leia mais





