Hacker ataca site da Agência Aids pela segunda vez em 2009

Hacker ataca site da Agência Aids pela segunda vez em 2009

Atualizado em 04/05/2009 às 17:05, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O site da Agência Aids foi atacado, na manhã desta segunda-feira (1), por um pirata virtual que substituiu a página inicial por um fundo preto e acrescentou uma mensagem ofensiva em inglês.

A invasão, que ocorreu por volta das nove horas da manhã, não é a primeira sofrida pela agência. Há duas semanas, um aviso apareceu na home do site: "Assim como vocês são vulneráveis ao HIV, este site é vulnerável ao ataque de hackers", dizia o anúncio.

A assessoria da Agência disse ao Portal IMPRENSA que o ataque só foi possível, pois o sistema em que o site foi projetado é antigo e muito suscetível a este tipo de intervenção. Para evitar que volte a ocorrer, estuda-se a reestruturação do portal em formato mais atual e seguro.

Os piratas utilizaram o mecanismo SQL-Injection, sistema pouco elaborado de ataque que utiliza códigos corrompidos na programação do domínio, o que permite ao hacker - como ocorreu nessa manhã - alterar todas as características do site. A Agência declarou, ainda, que não pensa em comunicar às autoridades o acontecido.

A Agência de Notícias da Aids é um site especializado em HIV/Aids desenvolvido para atender jornalistas e assim estimular a mídia nacional a falar mais sobre o tema. Além disso, a agência promove uma importante mediação entre profissionais de imprensa e fontes sobre o assunto.

Criada a partir da experiência de vida de sua editora-executiva, Roseli Tardeli, cujo irmão faleceu por conta do vírus HIV, a agência anuncia que em breve irá inaugurar uma filial para atender os jornalistas de Moçambique.

Leia mais