Há 30 anos, Apple lançava Mac em campanha com alusão a "1984", de George Orwell

Há 30 anos, a Apple lançava o Macintosh com uma propaganda veiculada apenas uma vez na televisão. Apesar da pouca divulgação, o vídeo tornou

Atualizado em 22/01/2014 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.

-se um clássico.
Crédito:Reprodução Filme foi exibido apenas uma vez na TV americana
Segundo "Radar Tecnológico", do Estadão , o filme apresentado durante o intervalo do Super Bowl XVIII, em 22 de janeiro de 1984, fazia referência ao famoso livro "1984", de George Orwell. A obra se passa em uma sociedade governada por um Estado totalitário e vigilante, onde a individualidade não existe.
Aludindo à obra de Orwell, a campanha mostrava uma jovem destruindo com uma marreta uma grande tela na qual o Grande Irmão discursa para uma plateia indiferente. No entanto, após a destruição, as pessoas ficam estarrecidas e o narrador diz: “Em 24 de janeiro, Apple Computer apresentará Macintosh. E você verá porque 1984 não será como 1984“.
No dia 26 de janeiro daquele ano, dois dias depois da veiculação do filme, Steve Jobs apresentava o Mac oficialmente. Na época, a imprensa relatava que era a última tentativa da Apple de dar certo.

De fato, a máquina se tornou o primeiro computador pessoal popular, ajudando a empresa de Jobs a concorrer em pé de igualdade com a IBM.
Assista ao vídeo: