Guia reúne 38 organizações brasileiras com potencial para financiar projetos jornalísticos

A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) e a Repórter Brasil lançaram nesta terça-feira (14 fev/23) o  “Guia básico de financiamento do jornalismo digital brasileiro”.

Atualizado em 14/02/2023 às 17:02, por Redação Portal IMPRENSA.

Digital) e a Repórter Brasil lançaram nesta terça-feira (14 fev/23) o “Guia básico de financiamento do jornalismo digital brasileiro”. Com foco em doações feitas por organizações filantrópicas via editais, o trabalho pode ser acessado gratuitamente e traz dicas de como encontrar financiadores ou diversificar as fontes de receita de um projeto jornalístico na internet.
Ao todo o guia mapeou 38 organizações com potencial para financiar projetos jornalísticos. A lista está separada por temas, que incluem meio ambiente, direitos humanos e equidade de gênero.

Produzido pela jornalista Natalia Silva, o guia também conta com depoimentos de sete profissionais, incluindo responsáveis por programas de financiamento de plataformas de notícias e fundadores de startups de mídia. Crédito: Reprodução Ao todo são abordados sete tópicos, que contemplam desde noções iniciais para a formulação de um projeto de financiamento, a dicas de como e onde encontrar um financiador ideal e de como apresentar o veículo jornalístico para um potencial financiador.
Ana Magalhães, editora-chefe da Repórter Brasil, ressalta a importância de entender as particularidades da relação com financiadores. "Quando estudamos a fundo as características de um possível apoiador, conseguimos propor projetos que realmente fazem sentido para a nossa linha editorial e para a missão da instituição e, assim, otimizamos o tempo de ambos os lados. Esperamos que o guia ajude outras organizações de jornalismo nesta direção."
O guia pode ser acessado .