"Guia dos Curiosos" de Marcelo Duarte ganha edição comemorativa de 20 anos

Desde 1995, o jornalista Marcelo Duarte busca respostas para diversos tipos de curiosidades: Qual o tamanho do sapato do primeiro homem a pisar na Lua?

Atualizado em 27/05/2015 às 14:05, por Alana Rodrigues.

respostas para diversos tipos de curiosidades: Qual o tamanho do sapato do primeiro homem a pisar na Lua? Quais são os nomes dos filhos de todos os presidentes do Brasil? E a média de vítimas que Arnold Schwarzenegger matou em seus filmes? Essas e outras perguntas deram vida a um dos maiores best-sellers do país: "O Guia dos Curiosos". A série completa 20 anos neste mês e continua atraindo leitores de sua antiga e nova geração.
Crédito:Divulgação Há 20 anos Marcelo Duarte reúne curiosidades em guias
Editado pela Panda Books, fundada pelo jornalista em 1999, o livro saiu pela primeira vez na Companhia das Letras. Foi a sexta obra de não ficção mais vendida em 1995. Ao todo, são 600 mil exemplares distribuídos em nove volumes. Só o primeiro, vendeu 265 mil.
As curiosidades passaram a fazer parte da vida de Duarte sem querer, quando ele era editor da revista Veja São Paulo . Ao produzir uma reportagem sobre atendimento bancário, comparou sua espera na fila - 2h10min - ao tempo que uma lesma levaria para completar o trajeto até o caixa - 1h40 min. "A matéria fez um sucesso interno e as pessoas se divertiram. Comecei a usar curiosidades nos meus artigos e passei a guardá-las", conta. Não demorou muito para que as informações fossem reunidas no primeiro almanaque. Em uma viagem para o interior de São Paulo, o jornalista encontrou na casa da tia a coleção "Enciclopédia Curiosa", de 1962. Logo pensou: "por que não atualizá-la?".
Caça informações
Duarte se debruça nos temas de cada livro por quase um ano. Após elaborar uma pré-pauta, com os possíveis capítulos e tipos de curiosidades, é iniciado o processo de apuração. "É um trabalho de puro jornalismo. Antes da internet, descobria fontes por telefone, ia atrás, encontrava um especialista para fazer a leitura final. Agora, facilitou muito encontrar as pessoas, mas o trabalho de pesquisa permanece. Digo que é um almanaque jornalístico total", explica.
Além da capa dura, a nova versão inclui informações da cultura pop dos últimos 20 anos, como o número atualizado de casamentos da cantora Gretchen (17 até o momento) e a biografia do personagem Bob Esponja.
Crédito:Divulgação Obra reúne duas décadas de curiosidades
"O Guia dos Curiosos" também virou programa de rádio. Todos os sábados, desde 2001, o jornalista apresenta o "Você é Curioso?" na Bandeirantes. O convite do então diretor de jornalismo da RB, Marcelo Parada, surgiu após o sucesso do livro. "Foi um susto! Nunca tinha feito rádio", relembra o jornalista. Em 2006, ganhou o troféu da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor programa de educação da rádio brasileira.
Leitores curiosos
Com mais curiosidades, a edição comemorativa não poderia ser diferente. No recente trabalho, Marcelo percebeu que o guia já tinha a linguagem da internet antes mesmo dela existir - listas como as publicações do BuzzFeed e mensagens curtas como os 140 caracteres do Twitter, pareciam prever os recursos linguísticos da rede. "As pessoas dizem que o livro está há tanto tempo no mercado e fazendo sucesso porque ele era muito vanguardista quando saiu", relata o jornalista.
Duarte também coleciona as histórias dos leitores que passam seus guias à nova geração ou guardam as primeiras edições como relíquias. "Um rapaz levou o livro antigo no lançamento e disse que o sonho dele era me dar um abraço e mostrar o exemplar, outros disseram começar a gostar de ler por conta do guia. Ouvi muitas coisas legais", acrescenta.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves.