Guardian fatura 250 mil libras com aplicativo para iPhone

O jornal britânico The Guardian analisa os resultados obtidos desde o lançamento do aplicativo para iPhone, em 19 de janeiro deste ano... Leia no Portal IMPRENSA

Atualizado em 13/06/2011 às 12:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O jornal britânico analisa os resultados obtidos desde o lançamento do aplicativo para iPhone, em 19 de janeiro deste ano. Desde a estreia do programa na App Store, o programa foi baixado 403.388 vezes e 16% dos que baixaram o app passaram a ser assinantes do serviço. O luvcro estimado com essa taxa de conversão é de um quarto de milhão de libras, apenas na plataforma da Apple.
O grupo Guardian News Media aguarda o feedback dos assinantes, que devem renovar a assinatura do aplicativo este mês, informa o Segundo o site do Guardian, 67.258 pessoas passaram a assinantes após o período de experiência gratuito . Apesar do bom resultado financeiro, o valor arrecadado representa apenas 2% dos 12,1 milhões que poderiam ter sido arrecadados caso os assinantes comprassem a versão impressa, nos últimos seis meses.
Nos EUA, o aplicativo continua gratuito. O Guardian quer construir maior audiência no país, antes de aplicar o paywall, como é conecida a modlaidade de cobrança por conteúdo de notícias.

A expectativa em torno dos aplicativos móveis é grande, pois as empresas ainda estão testando a receptividade do público. Grandes jornais internacionais estudam o perfil dos leitores para que a aplicação de um paywall não resulte em uma queda drástica de acessos nas páginas. Em abril, o site guardian.co.uk atraiu 42.785,039 visitantes únicos. O site móvel, acessado pelo aplicativo, registrou a passagem de 4.287,503 visitantes únicos no mesmo período.