Grupos de mídia britânicos protestam contra aquisição de empresa pela News Corp.
Grupos de mídia britânicos protestam contra aquisição de empresa pela News Corp.
Os principais grupos de comunicação britânicos se uniram para protestar contra a aquisição da rede de TV por satélite British Sky Broadcasting Group (BSkyB) pela News Corp., empresa do magnata Rupert Murdoch. Os veículos alegam que a compra da BSkyB pela companhia de Murdoch afetaria a livre concorrência e a "pluralidade" do setor.
Segundo o portal Expresso da Notícia, a rede de TV por satélite agrega todos os canais Sky, e seria adquirido pela News Corp. por 8 bilhões de libras. A emissora estatal BBC e os grupos que detém os títulos Daily Mail, Daily Telegraph, Guardian e Daily Mirror , além da operadora de telecomunicações BT, enviaram um documento ao governo britânico para que não autorizasse a transação.
No Reino Unido, a News Corp. é proprietária dos jornais Sun, The News of the World, Times e da editora de livros Harper Collins. Caso a operação de compra da BSkyB seja concluída, o grupo de Murdoch seria dono de 61% das ações da empresa e de seus canais jornalísticos.
A proposta de aquisição da BSkyB foi feita em junho aos acionistas da rede. A transação deve ser submetida à Comissão Europeia, que terá 25 dias para aprovar ou não a compra das ações da empresa. O grupo de mídia de Murdoch havia anunciado que a aquisição da Sky é "essencialmente financeira" e que estaria relacionada aos projetos de desenvolvimento de novos produtos digitais para iPad.
Já os veículos contrários à venda das ações da rede dizem que a operação poderia gerar monopólio da informação. Caso Murdoch compre as ações da BSkyB, seu grupo valeria 7,5 bilhões de libras, superando a BBC, que vale 4,6 bilhões de libras, e ampliaria seu império multimídia.
Uma reportagem publicada pelo jornal The New York Times , em setembro deste ano, acusava um membro do governo britânico de aproximar o dono da News Corp. do primeiro-ministro David Cameron para conseguir o apoio do Partido Conservador e beneficiar Murdoch no mercado de comunicação do Reino Unido.
O favorecimento, segundo o Partido Trabalhista, teria como objetivo enfraquecer a BBC, principal concorrente da Sky.
Leia mais
-






