Grupos de mídia britânicos protestam contra aquisição de empresa pela News Corp.

Grupos de mídia britânicos protestam contra aquisição de empresa pela News Corp.

Atualizado em 13/10/2010 às 09:10, por Redação Portal IMPRENSA.

Os principais grupos de comunicação britânicos se uniram para protestar contra a aquisição da rede de TV por satélite British Sky Broadcasting Group (BSkyB) pela News Corp., empresa do magnata Rupert Murdoch. Os veículos alegam que a compra da BSkyB pela companhia de Murdoch afetaria a livre concorrência e a "pluralidade" do setor.

Segundo o portal Expresso da Notícia, a rede de TV por satélite agrega todos os canais Sky, e seria adquirido pela News Corp. por 8 bilhões de libras. A emissora estatal BBC e os grupos que detém os títulos Daily Mail, Daily Telegraph, Guardian e Daily Mirror , além da operadora de telecomunicações BT, enviaram um documento ao governo britânico para que não autorizasse a transação.

No Reino Unido, a News Corp. é proprietária dos jornais Sun, The News of the World, Times e da editora de livros Harper Collins. Caso a operação de compra da BSkyB seja concluída, o grupo de Murdoch seria dono de 61% das ações da empresa e de seus canais jornalísticos.

A proposta de aquisição da BSkyB foi feita em junho aos acionistas da rede. A transação deve ser submetida à Comissão Europeia, que terá 25 dias para aprovar ou não a compra das ações da empresa. O grupo de mídia de Murdoch havia anunciado que a aquisição da Sky é "essencialmente financeira" e que estaria relacionada aos projetos de desenvolvimento de novos produtos digitais para iPad.

Já os veículos contrários à venda das ações da rede dizem que a operação poderia gerar monopólio da informação. Caso Murdoch compre as ações da BSkyB, seu grupo valeria 7,5 bilhões de libras, superando a BBC, que vale 4,6 bilhões de libras, e ampliaria seu império multimídia.

Uma reportagem publicada pelo jornal The New York Times , em setembro deste ano, acusava um membro do governo britânico de aproximar o dono da News Corp. do primeiro-ministro David Cameron para conseguir o apoio do Partido Conservador e beneficiar Murdoch no mercado de comunicação do Reino Unido.

O favorecimento, segundo o Partido Trabalhista, teria como objetivo enfraquecer a BBC, principal concorrente da Sky.

Leia mais

-