Grupos de defesa de privacidade nos EUA registram queixa contra Facebook

Grupos de defesa de privacidade nos EUA registram queixa contra Facebook

Atualizado em 21/12/2009 às 16:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Na última sexta-feira (18), grupos de defesa da privacidade nos Estados Unidos registraram uma queixa na Federal Trade Commission (FTC) contra as novas configurações da rede social Facebook.

Segundo o jornal O Globo , as novidades permitem mais controle aos usuários quanto a seus dados e com quem eles são compartilhados, mas também deixa as informações mais vulneráveis.

A queixa foi registrada pelo Centro de Privacidade da Informação Eletrônica e outros nove grupos. "As mudanças feitas pelo Facebook nos controles de privacidade revelam ao público informações pessoais que antes eram privadas. Essas mudanças violam as expectativas dos usuários, diminuem sua privacidade e contradizem as declarações do próprio Facebook", diz a queixa.

A mudança faz parte do interesse de sites de busca, como o Google e o Bing, de incluir atualizações de redes sociais como o Facebook e Twitter em seus resultados de pesquisa. As publicações dos usuários desses sites são consideras uma fonte relevante de informação em tempo real e uma forma de se medir o assuntos mais importantes da Internet em determinado momento.

Em sua defesa, o Facebook alega que discutiu as novas configurações com o FTC antes de implementá-las.

Leia mais