Grupo Opportunity acusa Oi de corrupta em ação em Nova York

Grupo Opportunity acusa Oi de corrupta em ação em Nova York

Atualizado em 11/01/2008 às 10:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Advogados do grupo Opportunity acusaram, em documento apresentado à Justiça de Nova York, acionistas da Oi de terem corrompido membros do PT no governo e investido na empresa do filho do presidente Lula, para conseguir alterar a legislação e permitir a compra da Brasil Telecom.

No documento, os advogados da Opportunity nos EUA citam, como exemplo de corrupção, investimentos que a Telemar (hoje Oi) fez na Gamecorp, de Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha.

Segundo informou reportagem veiculada nesta sexta-feira (11), no jornal Folha de S.Paulo , a Gamecorp recebeu R$ 10 milhões da Telemar, entre compra de capital e patrocínio. Em troca, alega a Opportunity, a Telemar desejava que fossem efetuadas mudanças na lei para conseguir comprar a Brasil Telecom - o que, efetivamente, o governo demonstra estar disposto a fazer.

"A Telemar armou para mudar as leis proibindo a venda da Brasil Telecom para a Telemar, tentando influenciar a administração brasileira por meio de um muito favorável - e corrupto - investimento superavaliado na companhia na qual o filho do presidente tem participação".

Até agora, os advogados da companhia não apresentaram provas. No entanto, a justiça norte-americana diz que, se uma das partes de um processo faz acusações, é chamada a prová-las, sob o risco de enfrentar processo por calúnia e difamação.

O recurso apresentado pela Opportunity faz parte de sua defesa no processo movido pelo Citybank, um dos acionistas da Brasil Telecom, pelo controle da empresa.

Leia mais