Grupo Le Monde pretende acabar com 130 postos de trabalho
Grupo Le Monde pretende acabar com 130 postos de trabalho
O grupo de imprensa francês Le Monde apresentou ao seu Conselho de Vigilância e aos sindicatos, na última sexta-feira (4), um plano que prevê a supressão de 130 postos de trabalho - dois terços na redação do jornal -, que será concretizado através de saídas voluntárias e recisões coercivas.
O objetivo é poupar 15 milhões de euros em dois anos, compensando deste modo as perdas de igual montante ocorridas em 2007. Além dos cortes de postos de trabalho, o grupo encerrará "entidades deficitárias ou não estratégicas", como a Fleurus Presse, a Editions de l'Etoile , a Danser e a La Procure .
O plano prevê ainda uma "modernização" dos sistemas (redação, gestão, assinantes) a fim de racionalizar os custos e simplificar as estruturas, e uma revisão da "oferta editorial do diário e dos seus suplementos", com o objetivo de reforçar as audiências mediante um "posicionamento pertinente e adaptado".
O grupo Le Monde já tinham passado por um plano de redução de pessoal efetivo em 2005, ano em que foram dispensadas mais de duzentas pessoas que trabalhavam no diário e na tipografia.
Com informações do site do Sindicato dos Jornalistas de Portugal
Leia mais






