Grupo japonês diz que Google Street View viola direito à privacidade
Grupo japonês diz que Google Street View viola direito à privacidade
Nesta sexta-feira (19), um grupo de advogados e professores japoneses pediu ao Google para não fornecer mais imagens de cidades do Japão no serviço Street View - que permite aos usuários percorrer uma rua virtualmente e ver imagens ao nível do solo - pois isso violaria os direitos de privacidade.
Segundo a agência de notícias Reuters, Yasuhito Tajima, professor de direito constitucional na Universidade de Sophia, em Tóquio, afirmou que o grupo Campanha Contra a Vigilância da Sociedade - organização civil japonesa - suspeita "fortemente que aquilo que o Google vem fazendo representa violação profunda de um direito humano básico".
"É necessário alertar a sociedade de que um gigante da tecnologia da informação está violando abertamente os direitos de privacidade, que são direitos importantes dos cidadãos, por meio desse serviço", declarou.
A preocupação sobre privacidade surgiu depois que algumas pessoas encontraram imagens suas no Street View. O grupo liderado por Tajima quer que o Google elimine todas as imagens de cidades do Japão do serviço.
Nos Estados Unidos e na Europa, onde a ferramenta também é oferecida, o Google já recebeu reclamações. Uma mulher foi mostrada tomando banho de sol e um homem na cidade norte-americana de São Francisco foi flagrado saindo de uma casa de strip-tease.
Leia mais






