Grupo italiano desiste de proposta de compra do Le Monde

Grupo italiano desiste de proposta de compra do Le Monde

Atualizado em 10/06/2010 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Grupo italiano desiste de proposta de compra do Le Monde

O grupo de comunicação italiano L´Espresso desistiu de apresentar uma proposta de compra do jornal Le Monde , na última quarta-feira (09). O grupo suíço Ringier havia desistido da aquisição do veículo francês na última terça-feira (08).

Segundo informações das agências de notícias, o Le Monde estaria recebendo propostas de diversos grupos de mídia europeus, incluindo o espanhol Prisa, que publica o jornal El País , o francês Nouvel Observateur, responsável pela revista de mesmo nome, e um consórcio formado pela companhia de telecomunicações Free, pelo banco Lazard e pelo empresário Pierre Bergé.

Atualmente, o grupo Prisa é o único estrangeiro que está na disputa pelo Le Monde , e já possui uma participação acionária no jornal. A companhia pediu para que o prazo de realização da oferta final fosse prorrogado até setembro deste ano, para que se pudesse fazer uma auditoria completa na publicação francesa.

Outro que afirmou interesse em formar parceria com o Le Monde foi o diretor-executivo da France Télécom, Stephane Richard, mas sem pretensões de investimentos diretos.

Atualmente, jornal francês enfrenta uma grave crise financeira, que dificulta até mesmo o pagamento dos salários dos trabalhadores no mês de julho, e busca um investidor para se capitalizar.

Leia mais