Grupo francês pede que mídia passe um dia sem mencionar o presidente Sarkozy

Grupo francês pede que mídia passe um dia sem mencionar o presidente Sarkozy

Atualizado em 11/09/2007 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O grupo Democracia na Televisão, criado pelo sociólogo francês Pierre Boutin, enviou um comunicado no mínimo curioso à imprensa da França. No texto, a organização pede que os veículos de comunicação do país se abstenham de sua aparente "dependência" do presidente Nicolas Sarkozy e passem todo o dia 30 de novembro sem fazer qualquer menção ao líder francês.

Desde sua vitória em maio, Sarkozy vem ganhando destaque na mídia devido ao seu papel de liderança nas determinações de políticas, o que acaba por deixar pouco espaço para o primeiro ministro François Fillon e para a oposição.

"Libertem-se de sua dependência por 24 horas e ajudem os franceses a se purificarem da aparente 'sarkozite' da mídia, Nem uma única imagem, nenhum som, nenhuma linha de texto sobre os atos ou gestos de Nicolas Sarkozy deve sair na mídia nesse dia. Nenhum elogio, nenhuma crítica, nenhum comentário. Nada, por favor, exceto um silêncio incomum e democrático", dizia o comunicado do grupo.

O dia 30 de novembro foi escolhido por coincidir com o primeiro aniversário do lançamento da candidatura do líder francês. Boutin disse à Reuters que sua preocupação não é tanto em transformar a data em um dia "livre de Sarkozy", mas a de transmitir uma mensagem.

"Muitos jornalistas estão exasperados com o culto à personalidade que surgiu em torno de Sarkozy, e o mais importante é lançar essa idéia", disse Boutin.