Grupo Estado adota Sistema Público de Escrituração Digital

Grupo Estado adota Sistema Público de Escrituração Digital

Atualizado em 21/09/2009 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O Grupo Estado incorporou em tempo recorde o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) às oito empresas da organização. A implementação em apenas dois meses foi possível graças ao projeto de Gestão Corporativa de Qualidade de Dados, iniciado em 2007 pelo núcleo de gestão da área de Tecnologia do Grupo, em conjunto com a GoDigital, empresa de soluções de qualidade de dados que atua no setor de TI há nove anos.

O SPED é o novo sistema da Receita Federal que determina a transferência para o meio eletrônico de todas as obrigações contábeis e fiscais das empresas, que hoje são cumpridas por meio do preenchimento de formulários e livros. A nova regra, que deveria entrar em operação em janeiro de 2009, foi adiada para setembro desse ano porque muitas empresas não conseguiram adequar-se às exigências do sistema, principalmente devido à baixa qualidade dos dados.

O Grupo Estado, atento à norma da Receita Federal, migrou seu modelo contábil e fiscal com rapidez, segurança e margem de erro zero. Isso porque em 2007 implantou o projeto de Gestão Corporativa de Qualidade de Dados. O projeto criou uma visão única de clientes integrada com todas as empresas do Grupo, por meio da plataforma GoQuality, da GoDigital, que garantiu a harmonização, qualificação e sincronização de cadastros entre todas as unidades do Grupo de comunicação.

Para a implementação do SPED, visando economia e agilidade no processo de validação, foram avaliados, em relação à norma, os cadastros ativos ou que tiveram movimentação nas empresas do Grupo Estado nos últimos 12 meses e o GoQuality identificou que somente 7% dos registros precisavam ser corrigidos. Esse índice é muito abaixo da média de mercado, que é de 30%. Na prática, isso significa que o Grupo Estado passou a utilizar o SPED com custo, risco e tempo menores.

O Grupo Estado já usufrui dos benefícios do novo sistema, como por exemplo: garantia de faturamento (já que 100% dos cadastras são validados evitando erros de faturamento); melhoria no atendimento e satisfação do cliente (todos os perfis dos clientes são homogêneos e conhecidos entre todas as unidades do Grupo) e maximização do valor do cliente, pois a empresa estrutura melhor e de forma mais precisa seus produtos de acordo com o perfil de cada pessoa cadastrada.