Grupo de mídia do “El País” diz que versão brasileira será lançada até o fim do ano

O presidente do grupo Prisa (dono do jornal espanhol El País) Juan Luis Cebrián, anunciou na última quinta-feira (20/6), durante o congressoanual do GEN (Global Editors Network), em Paris, que o veículo lançará até dezembro deste ano uma versão on-line em português, voltada ao leitor brasileiro.

Atualizado em 21/06/2013 às 10:06, por Redação Portal IMPRENSA.

(dono do jornal espanhol El País ) Juan Luis Cebrián, anunciou na última quinta-feira (20/6), durante o congresso anual do GEN (Global Editors Network), em Paris, que o veículo lançará até dezembro deste ano uma versão on-line em português, voltada ao leitor brasileiro.

Crédito:Reprodução Jornal terá versão on-line em português
De acordo com a Folha de S.Paulo , ao justificar a decisão de investimento no Brasil Cebrián disse: "Estamos expandindo para o português porque se trata de um país de 200 milhões de habitantes e um mercado emergente".

Ainda segundo o presidente, a América Latina representa hoje quase metade dos 16 milhões de usuários únicos que acessam o site do El País . A circulação do veículo é de 40 mil exemplares em papel fora da Europa.

O investimento do outro lado do Atlântico representa uma saída aos desafios impostos pelas novas tecnologias e pelas dificuldades da crise econômica da Espanha, que derrubaram em um terço a circulação do impresso.

"Para cada dez euros que perdemos na edição impressa [receita publicitária e de circulação], por enquanto só recuperamos um na internet", disse.

Antecipando, Cebrián informou que o grupo não pretende publicar uma versão impressa em português e que o site brasileiro vai se basear na operação da internet do El País nas Américas, onde a empresa já tem redações em Washington e na Cidade do México.

O novo conteúdo será produzido por jornalistas brasileiros, baseados em uma Redação em São Paulo, que traduzirão informações em espanhol e escreverão textos em português.

No Brasil, o grupo Prisa já controla editoras de livros didáticos (Objetiva e Moderna). O presidente da empresa não citou números nem projeções do novo negócio.

O anúncio do El País ocorreu menos de três meses após o The New York Times adiar para 2014 o seu projeto de lançar um site em português voltado ao Brasil. Em maio, o jornal argentino Clarín também estreou uma página em português sobre notícias da Argentina.