Grupo de jornalistas detido pelo Exército é libertado no Iêmen
Grupo de jornalistas detido pelo Exército é libertado no Iêmen
Um grupo de 25 jornalistas iemenitas foi libertado, no último domingo (22), oito horas depois de terem sido detidos pelo Exército do Iêmen. Os profissionais de imprensa se dirigiam a uma conferência de paz entre xeques tribais e rebeldes na cidade de Saada.
Segundo informações da agência EFE, os militares afirmaram que os jornalistas não tinham autorização para trabalhar na região, controlada pelo Exército e que já foi palco de confrontos armados entre as Forças Armadas e rebeldes xiitas, conhecidos como hutis. A libertação do grupo teve que ser intermediada pelo governo do país.
Outro grupo com 25 jornalistas, que também faria a cobertura da conferência, conseguiu atravessar os controles do Exército uma hora antes. A presença de repórteres em Saada foi proibida pelos hutis, que alegaram que a reunião teve influência dos EUA e não deveria ser noticiada pelos veículos de imprensa do Iêmen.
Os xeques tribais organizaram a conferência com o objetivo de iniciar um atrégua nos conflitos com os hutis, que começaram em 2004. Em agosto de 2009, o Exército iemenita lançou uma ofensiva para pressionar os rebeldes, causando centenas de mortes e o envolvimento da Arábia Saudita.
Leia mais
-






