Grupo de jornais envia editorial sobre refugiados aos líderes da União Europeia

Um grupo de 13 jornais europeus, entre eles o El País (Espanha), Libération (França) e The Independent&nb

Atualizado em 10/09/2015 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Um de 13 jornais europeus, entre eles o El País (Espanha), Libération (França) e The Independent (Inglaterra), se uniu na publicação de um para exigir maiores ações dos líderes da União Europeia (UE) em relação à situação dos refugiados, principalmente dos sírios, no continente.

Crédito:Reprodução Jornais apelam para que União Europeia tenha sensibilidade com refugiados
Segundo O Globo , o grupo ressalta no texto a importância da UE se solidarizar com a situação dos imigrantes e critica a falta de atitude por parte dos líderes de cada bloco da associação. "No quinto ano do conflito sírio, mais e mais pessoas deslocadas chegam ao nosso continente em busca de proteção e assistência. E cada vez mais aumenta o número de mortes na desesperada fuga da guerra. No entanto, com o passar dos meses, vemos que a Europa não faz o suficiente e agora o faz muito tarde".

Os veículos ainda convocaram um debate "com medidas decisivas" durante uma reunião que acontece no próximo dia 14 de setembro, em Bruxelas, na Bélgica, e une ministros dos estados membros da união para uma discussão acerca de crise migratória na Europa.


Entre algumas solicitações, o texto pede uma "facilitação" no deslocamento dos refugiados no continente, um sistema de acolhimento coordenado nos países que são considerados "porta de entrada" para a Europa, como Grécia, Itália e Hungria, além de apoio financeiro e humanitário aos imigrantes. "Nossos líderes devem ser corajosos e lúcidos para superar este teste que a nossa civilização europeia comum enfrenta. Temos de agir e temos de agir agora", conclui.