Grupo de anunciantes dos EUA reclama de parceria publicitária entre Google e Yahoo!
Grupo de anunciantes dos EUA reclama de parceria publicitária entre Google e Yahoo!
A Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos enviou uma carta ao vice-secretário de Justiça Thomas Barnett discordando do acordo publicitário entre Yahoo! e Google. Representando grandes anunciantes dos EUA, a entidade afirmou que "uma parceria entre Google e Yahoo! controlaria 90% da publicidade vinculada a buscas na web".
De acordo com a carta, a união dos gigantes da Internet "provavelmente reduzirá competição, aumentará concentração de poder de mercado, limitará escolhas atualmente disponíveis e potencialmente elevará preços que os anunciantes pagam por publicidade vinculada a buscas".
Em junho, o Google fechou um acordo com o Yahoo! - que vale somente para os mercados dos Estados Unidos e do Canadá - para tentar reforçar seu negócio publicitário e evitar a pressão da Microsoft para uma fusão com a empresa.
Em um comunicado divulgado no último domingo (07), o Yahoo! declarou que "continua firme em sua crença de que o acordo - no qual os preços dos anúncios serão determinados por leilões entre os anunciantes, e não por colaboração entre Yahoo! e Google - reforçará a posição competitiva da empresa e ajudará a criar um mercado mais robusto e de melhor qualidade para os nossos anunciantes".
Segundo a agência de notícias Reuters, o Google disse, através de seu porta-voz Adam Kovacevich, que "numerosos anunciantes reconheceram que esse acordo os ajudará a equiparar mais os seus anúncios aos interesses dos usuários e que os preços dos anúncios continuarão a ser determinados por leilões competitivos".
Leia mais






