Grupo Comunidade demite jornalistas no Distrito Federal

Grupo Comunidade demite jornalistas no Distrito Federal

Atualizado em 21/01/2008 às 16:01, por Marina Dias/Redação Portal IMPRENSA.

Por

O Grupo Comunidade, que publica os jornais Coletivo e Comunidade no Distrito Federal, anunciou as demissões de cinco jornalistas no início deste ano. Dentre eles, estão Sandro Dilamar dos Santos e Dermeval Fernandes Dantas, ambos membros da diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado. Segundo comunicado divulgado pela entidade, a atitude foi "de confronto e total desrespeito à legislação".

De acordo com Romário Schettino, presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF, as demissões foram causadas pela crise econômica que o Grupo Comunidade está vivendo. "Os jornais eram muito identificados com o governo anterior, e quando José Roberto Arruda (PFL) assumiu, ele acabou fechando a torneira para o Grupo".

Schettino diz que, apesar de não haver um motivo oficial para as demissões, a crise econômica não justifica o que foi feito. "Do ponto de vista político é desastroso", já que há o desrespeito de um direito legítimo do trabalhador, que é o de ser representante sindical de sua categoria, como afirma o comunicado no site do Sindicato.

"Além das demissões, que eles dizem que ainda haverá outras, o Grupo também atrasa o pagamento dos salários dos jornalistas e isso assusta os profissionais que estão à procura de emprego. Eles afirmam que o atraso é devido à falta de repasse, mas nós temos que pagar nossas contas. Não podemos esperar", afirma Shettino.

Romário Schettino declara já ter entrado na Justiça para reverter as demissões dos jornalistas, e ter comunicado o fato à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Procurado pelo Portal IMPRENSA, um representante do Comunidade afirmou que as demissões ocorreram devido a uma contenção de despesas e não foram apenas de jornalistas da redação. Outros setores do Grupo também tiveram profissionais demitidos.