Grupo Abril emite nota a funcionários sobre caso TVA/Telefônica

Grupo Abril emite nota a funcionários sobre caso TVA/Telefônica

Atualizado em 28/08/2007 às 13:08, por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA.

Por

Na tarde da última segunda-feira (27/08), funcionários e colaboradores do Grupo Abril receberam comunicado interno, no qual a empresa buscava esclarecer as notícias divulgadas nos últimos dias a respeito da associação entre a TVA e a Telefônica.

Segundo o texto, a tentativa de Renan Calheiros de atingir o Grupo é baseada em uma "falsidade", já que o senador tenta transformar em escândalo uma operação comercial legal e aprovada pelo governo. "A transação entre a TVA e a Telefônica respeita o interesse nacional, aumenta a concorrência e fortalece o mercado. A lei exige que, para se associarem a uma companhia estrangeira, as empresas de TV a cabo conservem, no mínimo, 51% do seu capital votante sob controle nacional. No caso de São Paulo, onde a Telefônica é concessionária, esse porcentual sobe para 80,1%", diz a nota.

A convergência das tecnologias de voz, dados e imagem, de acordo com o texto, é um estímulo para a parceria entre empresas de diferentes países, e o Grupo Abril e a Telefônica não foram as únicas a aderirem a este tipo de acordo. "Em 2005, a Portugal Telecom adquiriu participação no Grupo Folha, dono do jornal Folha de S.Paulo e do provedor de acesso à internet UOL".

A nota cita, ainda, a associação da Globopar - que controla a Net - à mexicana Telmex (proprietária da Embratel e da Claro). Segundo a Abril, a associação da TVA com a Telefônica é "análoga" a que ocorreu entre a Net e a Telmex e "ambas foram autorizadas pela Anatel".

No final do texto, o Grupo Abril aproveita para fazer uma crítica a Calheiros. "Todos os trâmites da operação não só foram respeitados como têm sido acompanhados pelos órgãos competentes - em contraste com os negócios subterrâneos de Renan Calheiros".

O funcionários e colaboradores são convidados a acompanharem a cobertura do caso, através de matéria "O Ataque da Corrupção", publicada pela revista Veja desta semana.