Greve dos roteiristas dos Estados Unidos pode estar perto do fim

Greve dos roteiristas dos Estados Unidos pode estar perto do fim

Atualizado em 04/02/2008 às 10:02, por Redação Portal IMPRENSA.

A greve dos roteiristas dos Estados Unidos, iniciada no dia 5 de novembro de 2007, pode estar perto do fim. Após um acordo feito entre os grevistas e os grandes estúdios, as linhas gerais do novo contrato - que decidirá quanto os roteiristas cobrarão pela distribuição de seus trabalhos na internet - foram decididas.

No fim de semana, os advogados de ambas as partes se reuniram para acertar pontos de interesse comum. A aprovação disso tudo requer um "sim" dos 10.500 membros do sindicato. Entretanto, a greve pode chegar ao fim antes da votação do texto, já que a junta diretiva dos grevistas dispõe de poder para tomar esse tipo de decisão. Isso garantiria a realização da entrega do Oscar sem nenhuma afetação.

Segundo a publicação especializada Variety, o negociador do Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (WGA), John Bowman, se reuniu com os executivos Patrick Verrone e David Young, com o presidente do grupo News Corporation e com o dirigente do grupo Walt Disney, Robert Iger, no fim de semana. O resultado do encontro foi "bom no geral".

Avanços já tinham ocorrido nos últimos encontros, mas essa reunião foi decisiva, já que na ocasião decidiu-se os valores que os roteiristas receberão pela exibição na internet dos filmes ou dos programas de televisão.

As reuniões informais, nas quais se chegou ao consenso de que nada seria divulgado à imprensa, começaram em 22 de janeiro, depois que a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) assinou um tratado com o Sindicato de Diretores dos Estados Unidos. Um texto final do contrato seria apresentado ao WGA na próxima sexta-feira, 8 de fevereiro, segundo o site do Los Angeles Times .

Com informações da EFE.