Greve de funcionários afeta transmissão de programa da BBC

Greve de funcionários afeta transmissão de programa da BBC

Atualizado em 05/11/2010 às 08:11, por Redação Portal IMPRENSA.

Nesta sexta-feira (05), integrantes do Sindicato Nacional de Jornalistas (NUJ, sigla em inglês) que trabalham na rede britânica BBC iniciaram uma greve de 48 horas na emissora. Os manifestantes protestam contra um plano para reduzir o déficit do fundo de previdência, que chega a 1,5 bilhão de libras, segundo informou a agência EFE.

O diretor-geral da rede pública britânica, Mark Thompson, informou que a paralisação dos funcionários afetou a atração da Radio 4, "Today", e que poderia prejudicar outros programas. Porém, Thompson disse que a greve não contribuirá para a melhoria do saldo do fundo de previdência da empresa.

Para o secretário-geral do NUJ, Jeremy Deare, a proposta da BBC seria um "roubo da previdência", e afirmou que espera maior apoio dos funcionários à greve. O sindicato possui 4,1 mil filiados que trabalham na rede britânica, que não aceitaram a oferta feita pela direção.

Outro sindicato, o Bectu, que tem entre seus membros técnicos e pessoal das equipes de produção da emissora, aceitou a proposta da BBC para redução de benefícios.

Em agosto, Thompson havia reduzido seu salário em 20% para evitar uma greve dos funcionários, devido a cortes salariais efetuados pela empresa. A redução equivaleria a cerca de 200 mil euros, e outros 30 integrantes da administração da BBC seguiram o exemplo do diretor-geral da emissora.

O governo do Reino Unido havia anunciado, em junho deste ano, um corte de mais de 4 bilhões de libras em seu sistema de benefícios sociais. Em setembro, o ministro das Finanças, George Osborne, informou que a redução superaria o valor de 11 bilhões de libras.

Leia mais

-
-
-