Grécia realiza greve geral contra fim de rádio e TV pública

Nesta quinta-feira (13/6), a Grécia faz uma greve geral em protesto ao fim da emissora pública de rádio e televisão ERT. O fechamento oficial do veículos aconteceu na madrugada da última quarta (12/6).

Atualizado em 13/06/2013 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.


Crédito:Divulgação Após fechamento de emissora, gregos realizam greve geral no país
Convocada pelos dois principais sindicatos do país — o do setor público ADEDY e o do setor privado GSEE —, a greve condena o que os manifestantes consideram uma nova guinada do governo rumo ao "autoritarismo" e ao "desrespeito à constituição", informou o Terra.
Nos transportes públicos, a paralisação vai durar 24 horas (a circulação está completamente interrompida desde a meia-noite). Hospitais só oferecem serviços mínimos. Já no setor privado, só os bancos aderiram ao movimento.
Os controladores aéreos realizam uma greve de duas horas e o metrô só parou no turno da madrugada, para facilitar a participação em massa na manifestação.
Os sindicatos convocaram uma grande manifestação em frente às portas do canal de televisão para esta manhã.
Na última quarta-feira (12/6), o primeiro-ministro Antonis Samaras defendeu a decisão de fechar a emissora pública, já que seria necessário acabar com um sistema de desperdício e de privilégios para poucos. Samaras fazia referência aos profissionais da empresa, nomeados por governos e partidos majoritários, com altos salários.