Gravadoras processam site chinês por pirataria

Gravadoras processam site chinês por pirataria

Atualizado em 06/02/2008 às 11:02, por Redação Portal IMPRENSA.

As gravadoras Universal Music, Sony BMG e Warner Music irão ajuizar uma ação na Justiça contra o site Baidu.com, o maior portal de buscas da China, por piratear arquivos musicais. O anúncio da ação foi feito pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica, associação que reúne as grandes gravadoras.

As três gravadoras instauraram em tribunal de Pequim exigindo que o site Baidu retire os links para arquivos que, segundo as empresas, violam os respectivos direitos de propriedade intelectual.

"Todas as empresas chinesas envolvidas operam serviços semelhantes baseados na venda de música aos seus assinantes através de ligações para centenas de milhares de arquivos alojados em outras páginas da internet que infringem os direitos de propriedade intelectual", disse John Kennedy, presidente da federação, no comunicado. "O objetivo das empresas de busca é aumentar os seus rendimentos publicitários", argumentam as gravadoras.

De acordo com informações do site Consultor Jurídico, o Baidu é o terceiro site de buscas na internet mais usado no mundo. Na China, ele foi líder absoluto no ano de 2007 com 60,1% do mercado.

Essa não é a primeira vez que um site é chinês é processado por gravadoras. O portal Sohu teve de responder à processo movido pela federação em outra ocasião. O Yahoo! China também enfrenta acusação em tribunal após ter se recusado a cumprir uma decisão do Supremo Tribunal de Pequim, que considerou a empresa culpada por violação de propriedade intelectual.

Leia mais