Gravadoras experimentam novos formatos de mídia
Gravadoras experimentam novos formatos de mídia
Prevendo a possível extinção do CD, gravadoras estão se adequando aos novos formatos de mídia. Agora, pendrives e cartões SD serão utilizados por serem mais resistentes e versáteis que as mídias ópticas.
As gravadoras EMI, Warner e Universal anunciaram que, a partir deste ano, comercializarão álbuns em pendrives. A primeira experiência foi com o álbum da banda "White Stripes", lançado pela Warner, em junho. De acordo com a empresa, essa foi umas das maiores vendas no terceiro semestre.
As gravadoras estão fazendo acordos com os fabricantes para que o produto logo apareça no mercado brasileiro. O dispositivo (pendrive) trará não apenas som, mas fotos, vídeos e papel de parede para microcomputadores.
Além dos dois formatos citados, outra opção é o celular. Essa nova plataforma de lançamento de músicas é usada desde o ano passado. O álbum de Lenny Kravitz, por exemplo, será lançado nesta semana graças a um acordo entre a gravadora EMI e um fabricante de celulares.
Segundo informações do jornal Folha de São Paulo , essa busca por novos formatos é uma tentativa de vencer a pirataria e se aproximar do público cada vez mais interado ao mundo digital. Para o setor independente da música, a divulgação será mais fácil por ser uma maneira mais econômica de chegar ao mercado.






