Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo entra em nova fase em 2005
Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo entra em nova fase em 2005
Prêmio passa a ser bianual e contará com a parceria do PNUD
Por ter alcançado resultados expressivos e superado suas metas de ajudar a incluir a pauta da infância e da juventude nos veículos de comunicação e de mudar seu enfoque para o desenvolvimento humano, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo ingressa em um novo patamar de abrangência e qualidade a partir do próximo ano. Esta nova fase será marcada por uma parceria com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que terá o objetivo de buscar aprofundar a abordagem desta temática e a qualidade das reportagens na mídia.
Ao longo de sete anos, o GP Ayrton Senna de Jornalismo obteve o reconhecimento dos profissionais da área como um dos mais prestigiados prêmios do jornalismo brasileiro e também um dos maiores em número de inscrições.
Em 1996, de acordo com levantamento feito pela Andi (Agência Nacional dos Direitos da Infância) em parceria com o Instituto Ayrton Senna houve 10.700 inserções de reportagens voltadas a crianças e jovens nos 50 principais jornais do país. Em 2002 o quadro era outro: foram contabilizadas 93.581 matérias sobre o universo, os problemas e os sonhos infanto-juvenis.
O lançamento do GP Ayrton Senna de Jornalismo, em 1997, o único no país voltado exclusivamente ao desenvolvimento humano das novas gerações, foi, sem dúvida, um dos grandes motivadores desta grande mudança na abordagem da imprensa, reconhecendo e premiando o trabalho qualificado de profissionais que trataram de forma ampla as questões da infância e da adolescência. Desde a 1ª Edição, foram inscritas no GP 8.280 reportagens contando com a participação de 4.505 jornalistas.
A 8ª edição do Prêmio, que será realizada em 2006, passará a ser bianual, recebendo inscrições de reportagens e fotos editadas em 2004 e 2005. Todas as novidades do GP poderão ser conferidas no regulamento, que ficará à disposição no site www.senna.org.br a partir de maio de 2005.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que tem como missão contribuir na criação de oportunidades de desenvolvimento humano para as novas gerações. Em sua caminhada de dez anos, o Instituto criou, implantou, avaliou e sistematizou diversas tecnologias sociais de ponta que configuraram inúmeros programas sociais, atingindo 3.931.000 crianças e jovens, em 24 estados brasileiros.






